Para cada dólar gasto na primeira infância, há uma economia, ao longo da vida, de 7 dólares em serviço social e sistema prisional. No Brasil, existe uma queda no orçamento de programas como Criança Feliz e Brasil Carinhoso, que cuidam da criança nos anos iniciais de vida. O deputado e presidente da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, Pedro Cunha Lima (PSDB), afirma que essa é uma realidade que precisa mudar. Para isso, o parlamentar defendeu, neste domingo (28), Dia da Educação, mais investimentos na primeira infância.
Dados da pesquisa ‘Primeiríssima Infância: Creche’, realizada pelo Ibope Inteligência e pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal mostram que apenas 26% das crianças de famílias com renda de até dois salários mínimos, frequentam alguma creche no País (bem abaixo da meta de 50% estabelecida no Plano Nacional de Educação – PNE), e 34% estão em busca de uma vaga.
De acordo com Pedro, o Governo Federal deveria dar mais prioridade e investir no fortalecimento das Creches, na Proinfancia (programa de assistência financeira para a construção, reforma e aquisição de equipamentos e mobiliário para creches e pré-escolas) e em programas como o Brasil Carinhoso (consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção e desenvolvimento da educação infantil) e Criança Feliz (uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância). “Precisamos de mais investimentos e o que temos visto é a redução de repasses para essa áreas. Para se ter ideia, o orçamento do programa Criança Feliz caiu de 600 milhões em 2018 para 377 milhões em 2019. Já no caso do Brasil Carinhoso, não temos orçamento para este ano”, constatou.