Os “recados” de uma sessão noturna

A Operação Calvário VII (Juízo Final) expôs as entranhas da classe política paraibana, que neste momento luta para salvar a própria pele. Tal qual a Lava Jato, que enquanto “ameaçava” apenas o PT era vista pela oposição como uma benção e após o aprofundamento sobre os demais partidos passou a ser encarada como uma maldição, a Calvário sofreu ontem sua primeira derrota no plenário da Assembleia Legislativa, quando 25 deputados resolveram “libertar” a deputada Estela Bezerra (PSB).

Inicialmente é importante destacar que o rito sob o qual se decidiu revogar a prisão da parlamentar poderá ser alvo de questionamentos jurídicos, inclusive por parte do próprio Ministério Público da Paraíba (MPPB), mas ainda que os votos secretos de ontem sejam considerados legais e a decisão dos parlamentares seja legítima, o fato mais importante da indigesta sessão extraordinária de ontem (17) foi o recado que a Assembleia Legislativa da Paraíba deu para o MP e o Judiciário: “Vamos usar tudo que estiver ao nosso alcance para nos defender de vocês e a opinião pública que se exploda”.

A revogação da prisão é sintoma de uma doença maior que poderíamos imaginar. Diante do quadro é possível diagnosticar que os 25 parlamentares que corroboraram com a soltura da socialista estão com “medo”. Sim, os votos não foram por solidariedade a Estela, mas por única e exclusiva preocupação com o “próprio pescoço”.

Pra piorar a situação, fontes garantem que nos próximos dias a Casa de Epitácio Pessoa deverá ser novamente sacudida. Que fará a assembleia se mais 4, 5 ou 10 parlamentares forem alvos de buscas ou até prisões?

Temendo a reação popular até a Lei Orçamentária Anual (LOA) foi votada ontem e tecnicamente os parlamentares já podem se dedicar ao Peru de Natal e aos espumantes do Réveillon, mas enquanto se recuperam do “duro golpe” de ver uma colega presa, os deputados esquecem que podem ter despertado a atenção do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) com a decisão de ontem. Afinal, quem não tem culpa não tem medo…

RECOMENDADO PELO GOOGLE:

Deixe uma resposta